Apesar dos comentários muito positivos a este livro, iniciei a leitura de "A menina na falésia" sem qualquer expectativa. E que bom foi lê-lo sem esperar nada pois este livro foi uma óptima surpresa, a primeira de 2013. Atrevo-me mesmo a dizer que foi um dos melhores livros que li em toda a minha vida, simplesmente adorei.
Este romance desenrola-se em dois fios que se entrecruzam e ligam em vários pontos. Temos no presente, a história de Grania Ryan que conhece Aurora Devonshire à beira de uma falésia, e é aqui que a relação entre as duas personagens se inicia e condiciona todo o livro. Se não fosse esta amizade entre Grania e Aurora, nunca conheceríamos a história das famílias Ryans e Lisle. Para sabermos mais sobre esta rivalidade entre as duas famílias, recuamos até ao passado. Aqui vemos que ambas famílias sempre tiveram uma relação seja de amor ou de ódio. É impossível eu contar o que acontece, pois acontece muita coisa e lá para meio do livro senti-me um pouco baralhada com as gerações que a autora apresenta e que ligam as duas famílias, mas felizmente com a ajuda da árvore genealógica a meio do livro, foi possível perceber melhor todo o enredo.
A alternância entre o passado e o presente confere ao romance um ritmo cativante, do qual não conseguimos parar. Eu queria saber sempre mais, como aconteceu isto e como aconteceu aquilo. Começamos pela história de Mary e em várias camadas vamos chegando ao presente de Aurora, passando por Anna e Lily. Cada capítulo aguçava-me a curiosidade e ao mesmo tempo deixava-me com a cabeça em água com tantas pontas soltas que a autora lançava, mas que felizmente soube atar.
É um romance lindo, que me surpreendeu bastante e que ficará para sempre no meu coração e na minha memória. Mais uma vez, destaco a personagem da Aurora, a personagem mais nova mas ao mesmo tempo a mais adulta e mais sábia.
Simplesmente adorei e espero ansiosamente que a ASA lance mais um livro desta escritora magnífica.
Grania Ryan tem em Nova Iorque a vida com que sempre sonhou. Tudo é perfeito até ao dia em que o seu desejo mais íntimo é brutalmente estilhaçado. Arrasada, Grania decide voltar à Irlanda e aos braços da sua adorada família. E é aqui, à beira de uma falésia, que conhece Aurora Lisle, a menina que vai mudar profundamente a sua vida. A ligação entre ambas é imediata e profunda. Pouco a pouco, Grania descobre que as histórias das suas duas famílias estão estranha e intrinsecamente ligadas... De um agridoce romance na Londres do tempo da grande guerra a uma relação tempestuosa na Nova Iorque contemporânea; da devoção a uma criança terna e carente a memórias esquecidas de um irmão perdido, o passado e o presente das famílias Ryan e Lisle estão unidos há um século. Cem longos anos de equívocos e segredos, paixões e ódios... Apenas a intuição e a coragem de Aurora poderão quebrar o feitiço e vencer as barreiras que o passado ergueu. Assombrosa, terna e comovente, a história de Aurora é uma inspiração para todos nós. Um exemplo de como a esperança e o amor podem ultrapassar todas as perdas.
Título Original - The Girl on the Cliff
Edição - Maio 2012
ISBN - 9789892318448
ISBN - 9789892318448





Por acaso foi um livro que nunca me chamou à atenção e pelos vistos vou ter de rever a minha opnião.
ReplyDeleteHum....este foi daqueles que pela sinopse não me disseram nada, mas depois desta opinião, vou esperar que entrem para uma biblioteca perto de mim e vou procurá-lo ;)
ReplyDeleteÉ lindooo meninas, não contive as lágrimas no final :( Acontece uma coisa meio triste. O livro tem um ou ponto mais fraco, mas nem isso me demoveu e dei mesmo as 5 estrelinhas ^^
ReplyDelete5** :o
ReplyDeleteO livro deve ser mesmo bom! Agora estou muitíssimo curiosa! :D
bjs*
Tu e eu. Só sei que ela devorou e mandou me imensas sms a meter inveja e a dizer como o livro era óptimo.
Delete